Concurso – Amigos da Cegonha e do Tiago

Queres ajudar o Tiago?

“O Tiago estava surpreendido e muito preocupado. De repente, o seu rosto iluminou-se. Teve uma ideia. Logo que voltasse a casa iria formar, na escola, um clube de amigos do ambiente e a ÁGUA seria o primeiro tema a tratar. Os banhos prolongados, a lavagem de dentes e de mãos com a torneira aberta… tudo isso seria banido dos seus hábitos.” (in “A Cegonha que sabia tudo sobre a água”, da Editora Chiado)

Partindo da leitura do livro “A Cegonha que sabia tudo sobre a água”, da Editora Chiado, pretende-se uma dinamização em contexto de biblioteca escolar, pelo professor bibliotecário, através de atividades e pesquisas baseadas no tema do ambiente, em que as turmas, ou os alunos individualmente, criem atitudes dignas de um clube de amigos do ambiente, à semelhança do que o Tiago faz na história.

Objetivos:
 Criar espaços de debate, em grupo, sobre problemas ambientais, na biblioteca escolar;
  Promover a realização de boas práticas ambientais que ajudem os alunos se tornar-se cidadãos mais conscientes;
 Incentivar a prática de pesquisa de informação relativa aos vários tipos de poluição (aquática, sonora, do solo, atmosférica, etc.);
 Conhecer aspetos relevantes sobre animais em vias de extinção e os fatores ambientais relacionados.
 Promover atitudes favoráveis à prática da leitura e ao prazer de ler.

Destinatários:
Crianças/alunos da educação pré-escolar, 1º e 2º ciclos, que frequentem escolas públicas e privadas de Portugal.

Processo:
Dinamização de debates, pesquisa e atividades lúdicas com abordagem obrigatória do tema do Ambiente, tendo o livro “A Cegonha que sabia tudo sobre a água” como ponto de partida.
- Elaboração de um texto explicativo, uma memória descritiva (máximo duas páginas  A4), com a caracterização do projeto do clube de amigos do Ambiente e da Água - tal como é proposto pelo Tiago, no livro – com um nome, objetivos, descrição e imagens das atividades realizadas (que possam ser publicadas na Internet), os recursos envolvidos, os resultados obtidos e o canal de divulgação.
    - Construção de uma mascote - “A cegonha” – inspirada no referido livro, a partir de materiais recicláveis, com a obrigatoriedade do uso de um lenço cor de rosa.
    - Divulgação do trabalho desenvolvido ao nível de turma ou de escola - exposições, debates, blogues ou páginas de Internet criados a partir de novembro de 2013 - referindo os problemas encontrados e as soluções apontadas. 
       Este concurso poderá ser dinamizado em contexto de biblioteca escolar, pelo professor bibliotecário.

Envio dos trabalhos:
data limite para o envio dos trabalhos é 4 de abril de 2014 (último dia de atividades letivas do 2.º período).
Os textos deverão ser enviados, em anexo a uma mensagem, para acegonhaquesabiatudo@gmail.com, com a seguinte informação:
- Nomes dos alunos envolvidos;
- Ano de escolaridade que frequentam;
- Nome da escola a que pertencem;
- Endereço do professor responsável

Critérios para avaliação dos trabalhos:
Os trabalhos serão avaliados com os seguintes critérios:
·      Rigor científico;
·      Criatividade;
·      Originalidade;
·      Diversidade das dimensões abordadas dentro da temática proposta;
·      Relação clara ao livro “A Cegonha que sabia tudo sobre a água”, da Editora Chiado.

Prémio: 
1 Tablet de 7” (oferecido pela GIGAMANIA [1])

Membros do júri:
Virgínia Santos (membro da equipa do Plano Nacional de Leitura); Maria João Filipe (Professora Bibliotecária e membro da equipa da Rede das Bibliotecas Escolares); Carla Rodrigues (Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Mafra); Maria da Encarnação Silva (coautora do novo programa de português do 1º ciclo e professora na Escola Superior de Educação de Lisboa).

Divulgação dos trabalhos a concurso e premiado: 
A lista total dos trabalhos a concurso será publicada no blogue www.acegonhaquesabiatudo.blogspot.com (blogue dos autores do livro) até ao dia 7 de abril de 2014 e o grande vencedor será anunciado no dia 29 de abril de 2014. O prémio será entregue, se possível, pelos autores do livro, na escola do aluno/turma vencedor(a), em data a combinar, ou enviado pelo correio.

                                                      Bom trabalho e sejam criativos!!!! 
J 


[1] Os clientes desta loja, ao apresentarem o livro, terão 5% de desconto em materiais adquiridos na loja e 20% de desconto em serviços - http://www.gigamania.pt/  - Rua José Pomam Lote 4 Loja, 2665 Malveira, Lisboa, Portugal (em frente ao Pingo Doce da Malveira)

Sem comentários:

Enviar um comentário